7ºano - A linha e o ponto
3ª proposta de trabalho do 2º período - 9ºano
Educação Visual - 9ºano turma A e B
Conteúdo programático/Objetivo: O rosto humano/Desenhar o
rosto
Orientações/Técnicas:
Os olhos e a boca são os elementos mais
significativos da expressão de um rosto. A forma como os desenhas são um
excelente indicador dos estados emocionais da figura.
- Elabora um registo gráfico (desenho) de um rosto humano ao
teu gosto. Pode ser um autorretrato, um rosto de um familiar, de alguém famoso
ou desconhecido.
- Com base no desenho de observação, utiliza a linha de
contorno e as linhas internas que fazem parte do rosto. Usa a técnica da sombra
própria, de forma a dar o efeito de relevo ao exemplo observado.
- O rosto pode ser de frente (3x4) ou de perfil (4x4), não
te esqueças de usar algumas linhas auxiliares, o óvulo ou oval de contorno, uma
linha mediana vertical que divide o rosto ao meio, uma linha horizontal,
alinhada com os olhos, que ficam no centro do rosto, etc.
Materiais a utilizar:
- Uma folha A4 ou A3, de preferência branca e de papel de
desenho.
- Lápis HB ou B.
Prazo limite para entregar os trabalhos - 9ºA (26 de março)
e 9ºB (23 de março)
Apresenta os trabalhos elaborados através da câmara do computador
ou telemóvel, regista uma foto do trabalho e envia em formato PDF para o email
do Blog de apoio à disciplina de Educação Visual: apoioev@gmail.com ou para o Microsoft
Teams.
Bom trabalho e cumprimentos.
Prof. Paulo Trigo
3ª Proposta de trabalho do 2º período - 8ºano
Educação
Visual - 8ºano
Conteúdo/Objetivo:
A Letra/Elaboração de uma ilustração gráfica
Tema:
“Ilustração gráfica sobre a minha Identidade pessoal”
Orientações:
-
Deverão utilizar o próprio nome e apelido com dois tipos de letra diferentes.
- As
letras podem ser a preto e branco ou com várias cores.
- As
letras podem ter tamanhos diferentes e estar dispostas ao gosto do(a) autor(a)
da ilustração.
- Devem
utilizar imagens, desenhos, textos (frases, poemas, etc).
- As
imagens ou desenhos podem ser: (rostos, símbolos, desenhos, texturas, cores,
etc).
Técnicas a
utilizar:
-
Desenho: desenho de observação ou de imaginação, das letras e imagens.
-
Impressão: letras e textos, imagens, símbolos, etc. com a impressora.
-
Recorte e Colagem: de letras, imagens, símbolos, etc.
Materiais
a utilizar:
Uma
vez que grande parte dos materiais da disciplina estão na sala de EV, vão ter
de utilizar outras formas de elaborar a ilustração gráfica, tais como:
-
Computador- através de software de paginação e imagem. Pode ser o Word ou outro
programa que saibam utilizar.
-
Telemóvel, internet e impressora.
- Papel
branco, formato A4 ou A3.
Prazo para
entregar os trabalhos do 8ºA e 8ºB - 23 de março e 8ºC - 26 de março
Tirar
uma foto com o telemóvel ou a câmara do computador e enviar a ilustração
gráfica em formato PDF para o email do Blog de apoio à disciplina de Educação
Visual: apoioev@gmail.com ou para o Microsoft Teams.
Bom
trabalho e cumprimentos.
Prof.
Paulo Trigo
3ª Proposta de trabalho do 2º período - 7ºano
Educação
Visual - 7ºano
Conteúdo/Objetivo:
Espiral de Arquimedes, o Óvulo e a Oval / Elaboração das construções
geométricas da Espiral de Arquimedes, do Óvulo e da Oval
Tema: Espiral
de Arquimedes, o Óvulo e a Oval
Orientações:
- A
espiral de Arquimedes deve ficar assente numa circunferência de centro O, cujo
raio (AO) mede 8 cm.
- Divide
a circunferência em 8 partes iguais.
- O raio
deve ficar dividido em 8 partes iguais, e desenha 8 circunferências
concêntricas, etc.
- O
Óvulo e a Oval, devem iniciar numa circunferência de centro O, cujo raio (AO)
mede 6cm.
Técnicas a
utilizar:
-
Desenho geométrico de expressão rigorosa.
Materiais
a utilizar:
- Folha A4 ou A3, de preferência branca.
- Lápis HB, régua ou esquadro.
- Compasso
Prazo para
entregar os trabalhos do 7ºA - 24 de março, 7ºB - 25 de março e 7ºC - 26 de
março
Tirar
uma foto com o telemóvel ou a câmara do computador e envia os desenhos
geométricos em formato PDF para o email do Blog de apoio à disciplina de
Educação Visual: apoioev@gmail.com ou para o Microsoft Teams.
Bom
trabalho e cumprimentos.
Prof.
Paulo Trigo
9ºano – 2ª Proposta de trabalho do 2º período
Educação Visual - 9ºano turma
A e B
Conteúdo programático/Objetivo:
Antropometria e Ergonomia/Desenho da mão a manusear um objeto ou ferramenta
Orientações/Técnicas:
Uma
vez que grande parte dos materiais necessários ficaram na sala de EV, vais utilizar
outras formas de elaborar as propostas de trabalho.
Nota:
Podes levantar a capa e material escolar de Ed. Visual, dos armários da sala de
EV, acompanhado(a) pelo respetivo(a) Encarregado(a) de Educação.
- Deves conhecer os conceitos:
Antropometria e Ergonomia.
- Elabora dois registos gráficos
(desenhos) da tua própria mão (esquerda ou direita), a manusear um objeto ou
ferramenta, em duas posições diferentes.
- Com base no desenho de
observação, utiliza a linha de contorno e as linhas internas que fazem parte da
tua mão. Usa a técnica da sombra própria e sombra projetada de forma a dar o
efeito de relevo ao exemplo observado.
Materiais a utilizar:
- Duas folhas A4 ou uma A3, de
preferência branca e de papel de desenho, caso não tenhas em casa, podes
utilizar folhas de caderno de linhas ou quadriculado (tamanho A4).
- Lápis HB ou B; lápis de cor
preto ou outros materiais riscadores.
Prazo limite para entrega dos
trabalhos do 9ºA (26 de fevereiro) e 9ºB (2 de março)
Apresenta os trabalhos elaborados
através da câmara do computador ou telemóvel, regista uma ou duas fotos dos
trabalhos e envia em formato PDF para o email do Blog de apoio à disciplina de
Educação Visual: apoioev@gmail.com
Bom
trabalho e os melhores cumprimentos.
Prof. Paulo Trigo
8ºano – 2ª Proposta de trabalho do 2º período
Educação Visual - 8ºano turma
A, B e C
Conteúdo programático/Objetivo:
Módulo-Padrão/Elaborar um exercício gráfico sobre o Módulo-Padrão
Orientações/Técnicas:
Uma
vez que grande parte dos materiais necessários ficaram na sala de EV, vais
utilizar outras formas de elaborar as propostas de trabalho.
Nota:
Podes levantar a capa e material escolar de Ed. Visual, dos armários da sala de
EV, acompanhado(a) pelo respetivo(a) Encarregado(a) de Educação.
- Deves conhecer os conceitos: Módulo-Padrão
e as técnicas: translação, rotação, rebatimento e técnica da dentada.
- Elabora uma pequena grelha
modular quadrangular, composta por um módulo e um padrão, ambos com 10 cm de
lado e separados por 2 cm. O quadrado para o padrão deve ser dividido em 4
partes iguais, com 4 quadrados de 5cm de lado.
- Desenha o módulo no primeiro
quadrado.
- Repete o mesmo módulo, com
metade do tamanho, nos 4 quadrados do padrão. Utiliza uma das técnicas: translação,
rotação, rebatimento e técnica da dentada.
- Ilustra e pinta com cores ou a
preto e branco, com linhas, pontos, etc.
Materiais a utilizar:
- Folha A4 ou uma A3, de
preferência branca e de papel de desenho, caso não tenhas em casa, podes
utilizar folhas de caderno de linhas ou quadriculado (tamanho A4).
- Lápis HB ou B; lápis de cor,
marcadores, caneta preta, etc.
Prazo limite para entrega dos
trabalhos do 8ºA e 8ºB (2 de março) e 8ºC (5 de março)
Apresenta os trabalhos elaborados
através da câmara do computador ou telemóvel, regista uma ou duas fotos dos
trabalhos e envia em formato PDF para o email do Blog de apoio à disciplina de
Educação Visual: apoioev@gmail.com
Bom
trabalho e os melhores cumprimentos.
Prof. Paulo Trigo
7ºano – 2ª Proposta de trabalho do 2º período
Educação Visual - 7ºano turma
A, B e C
Conteúdo programático/Objetivo: Concordâncias/Elaboração dos traçados dos arcos concordantes e ilustração do símbolo “Yin-Yang”
Orientações/Técnicas:
Uma
vez que grande parte dos materiais necessários ficaram na sala de EV, vais
utilizar outras formas de elaborar as propostas de trabalho.
Nota:
Podes levantar a capa e material escolar de Ed. Visual, dos armários da sala de
EV, acompanhado(a) pelo respetivo(a) Encarregado(a) de Educação.
Define-se concordância como a
passagem suave de uma linha a outra.
- Deves conhecer os traçados de
arcos concordantes a partir de duas circunferências tangentes exteriores e
interiores; Arco de circunferência concordante com duas retas perpendiculares; Concordância
de três circunferências tangentes internas do símbolo “Yin-Yang”.
- Elabora dois desenhos geométricos
de circunferências concordantes, sobre o símbolo “Yin-Yang”. A circunferência
exterior deve ter um raio de 5cm.
- Ilustra com cores, a preto e
branco ou com desenhos, um dos símbolos geométricos.
Materiais a utilizar:
- Folha A4 ou uma A3, de
preferência branca e de papel de desenho, caso não tenhas em casa, podes
utilizar folhas de caderno de linhas ou quadriculado (tamanho A4).
- Régua ou esquadro, compasso.
- Lápis HB ou B; lápis de cor,
marcadores, caneta preta, etc.
Prazo limite para entrega dos
trabalhos do 7ºA (24 fevereiro), 7ºB (25 de fevereiro) e 7ºC (26 de fevereiro)
Apresenta os trabalhos elaborados
através da câmara do computador ou telemóvel, regista uma ou duas fotos dos
trabalhos e envia em formato PDF para o email do Blog de apoio à disciplina de
Educação Visual: apoioev@gmail.com
Bom
trabalho e os melhores cumprimentos,
Prof. Paulo Trigo
3ª Proposta de trabalho do 3º período
- Utiliza uma frase curta e com texto bem visível.
Frases ou "slogans" que podes utilizar:
- Devem utilizar imagens, desenhos, textos, etc.
Ligações úteis e vídeos de apoio:
https://academiapontoverde.pt/
https://www.youtube.com/watch?v=HbfqNcpIloM
https://www.youtube.com/watch?v=VuKyhRTnjw4
2ª Proposta de trabalho do 3º período - 9ºano
2ª Proposta de trabalho do 3º período - 7ºano
Educação Visual - 7º A, B e C
Documentos e vídeo de apoio para a 2ª proposta de trabalho - 8ºano
2ª Proposta de trabalho do 3º período - 8ºano
Conteúdo/Objetivo: Identidade Visual/Elaboração de um logótipo
apoioev@gmail.com
Imagem e vídeos de apoio para o trabalho do 7ºano
Aula sobre o Arco Romano
https://www.youtube.com/watch?v=TBBzFvvvu1o&t=62s
1ª Proposta de trabalho do 3º período
- Arco de volta perfeita ou romano
- Arco em ogiva
- Arco contracurvado ou em quilha
- Arco abatido