Devido à publicação em agosto de 2012, pela atual equipa do Ministério da Educação, das Metas Curriculares de Educação Visual do 2º e 3º ciclo, e estas serem diferentes dos anteriores programas e estarem dispostas de uma outra forma, houve a necessidade de alterar a organização da planificação do 8ºano e 9ºano.
Surgem nas novas Metas Curriculares dos diferentes níveis, novos objetivos gerais, e conteúdos que foram abordados no programa anterior do 7ºano, e que estão propostos no 8ºano e até no 9ºano, o que poderia voltar a ser uma repetição dos objetivos e conteúdos. Por isso preocupei-me em criar um ajustamento do programa anterior em relação às metas curriculares de forma a não prejudicar os alunos do atual 8º ano e 9ºano.
O ajustamento do programa pode ser consultado nos serviços administrativos da escola.
Em relação ao 7ºano, a disciplina é lecionada por dois professores, que vão seguir os objetivos e descritores propostos nas metas curriculares, tal como posteriormente, nos anos seguintes em relação ao 8º ano e 9º ano.
De salientar que com este ajustamento do programa, houve a preocupação de que  todos os domínios e objetivos gerais das Metas Curriculares sejam abordados, desenvolvidos e avaliados.
A planificação dos conteúdos de trabalho, no meu ponto de vista, não deve ser rígida. O Programa Curricular pode sofrer alterações à medida que se detetam obstáculos ou se revelam outros interesses, sempre de acordo com os dados fornecidos pelo trabalho das aulas.
Tenho em atenção que cada aluno é um ser individual, merecedor de atenção no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, permitindo que trabalhe o seu estilo próprio. 

Prof. Paulo Trigo

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