Estereograma



Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional utilizando técnicas especiais para isso. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão tridimensional.
Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se fotografias tomadas de ângulos ligeiramente distintos. Actualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Stereogram), criados com softwares específicos.
A ideia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja fixar a vista num objecto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fixar a visão num dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e mantendo a focagem, ir afastando a cabeça de forma que a focagem saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e da sua capacidade visual.
“Wikipédia, a enciclopédia livre.”

Sem comentários:

Enviar um comentário