Devido
à publicação em agosto de 2012, pela atual equipa do
Ministério da Educação, das Metas Curriculares de Educação Visual do
2º e 3º ciclo, e estas serem diferentes dos anteriores programas e estarem
dispostas de uma outra forma, houve a necessidade de
alterar a organização da planificação do 8ºano e 9ºano.
Surgem
nas novas Metas Curriculares dos diferentes níveis, novos objetivos gerais, e
conteúdos que foram abordados no programa anterior do 7ºano, e que estão
propostos no 8ºano e até no 9ºano, o que poderia voltar a ser uma repetição dos
objetivos e conteúdos. Por isso preocupei-me em criar um ajustamento do
programa anterior em relação às metas curriculares de forma a não prejudicar os
alunos do atual 8º ano e 9ºano.
O ajustamento do programa pode ser consultado nos
serviços administrativos da escola.
Em
relação ao 7ºano, a disciplina é lecionada por dois professores, que vão seguir
os objetivos e descritores propostos nas metas curriculares, tal como
posteriormente, nos anos seguintes em relação ao 8º ano e 9º ano.
De
salientar que com este ajustamento do programa, houve a preocupação de que todos
os domínios e objetivos gerais das Metas Curriculares sejam abordados,
desenvolvidos e avaliados.
A planificação dos conteúdos de trabalho, no meu ponto de
vista, não deve ser rígida. O Programa Curricular pode sofrer alterações à
medida que se detetam obstáculos ou se revelam outros interesses, sempre de
acordo com os dados fornecidos pelo trabalho das aulas.
Tenho em atenção que cada aluno é um ser individual,
merecedor de atenção no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social,
permitindo que trabalhe o seu estilo próprio.
Prof. Paulo Trigo
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